Sugestões de cardápios para casamento de acordo com o horário e o estilo do seu evento.

Na hora de escolher o cardápio para a recepção do casamento, a noiva precisa pensar, inicialmente, em duas coisas: o horário da festa e o estilo do evento como um todo. Geralmente, os buffets oferecem as opções de Brunch, Almoço, Jantar, Coquetel, Bolo com Champanhe e Churrasco. Cada opção apresenta uma grande variação de pratos e bebidas que podem ser servidos aos convidados. Um detalhe importante é pensar na quantidade de convidados e no tamanho do espaço escolhido. Alguns tipos de serviço de gastronomia exigem que no local haja mesas para todos, outros precisam de lugar para ilhas e aparadores de comidas. Confira abaixo algumas sugestões de cardápios, selecionados de acordo com o horário e o estilo do casamento.

Almoço

Casamento semi formal. O almoço poderá ou não ser precedido de um coquetel e poderá acontecer entre 11 e 14 horas. Os locais podem ser os mesmos do café da manhã, o que difere é o tipo de serviço que você vai escolher:

Americano - Serviço mais informal. Os convidados se servem nas ilhas e comem em pé, com o prato na mão. Convém disponibilizar um local com cadeiras e pufs para os convidados se acomodarem melhor.

Franco-americano (tradicional) - Os convidados se servem nas ilhas do buffet e comem nas mesas com lugares marcados.

À inglesa - Os convidados são servidos pelos garçons nas mesas, mas com os pratos já montados pelo serviço de buffet.

À Francesa - Os convidados são servidos pelo garçom em suas mesas (que estará montada com pratos, talheres e copos) e montam seus próprios pratos, de acordo com o que for oferecido.

Jantar

Os jantares pedem um pouco mais de formalidade e sofisticação. Geralmente acontecem após as 19 horas e são precedidos por um coquetel de entrada, que poderá ser servido em uma ante-sala (salão de recepção) ou nas próprias mesas onde os convidados estarão acomodados, aguardando a chegada dos noivo no local. O tipo de serviço pode ser um dos sugeridos para o almoço (o Americano é o menos recomendável) e deve ser escolhido de acordo com o estilo da recepção e do espaço disponível para a recepção. Os pratos para um jantar de casamento devem ser mais leves e sofisticados.

Coquetel

O coquetel pode anteceder um almoço ou jantar ou pode ser servido sozinho. Quando servido sozinho, é indicado para recepções à tarde ou à noite, com pratos quentes. Um pouco mais informal que um jantar, mas não deixa de ser uma forma completa de se recepcionar os convidados. Também é uma boa solução quando não houver espaço suficiente para mesas e cadeiras para todos. O serviço Americano é o mais indicado. Os Finger-foods são uma variação dos coqueteis, com menu mais elaborado, composto de mini pratros e wraps especiais.

Buffet de Massa


Massa - escolha até 3: espaguete, talharim, penne, parafuso

Molhos - escolha até 3: sugo, bolonhesa, bechamel, quatro queijos

Guarnições: calabresa, presunto, queijo parmesão ralado, mussarela, palmito, cebola, alho triturado, azeitonas, tomate picadinhos, frango desfiado, milho verde, champignon, ervilha, bacon, ovo codorna, cebolinha, azeite especia

Café Colonial

QUANDO SERVIR O CAFÉ COLONIAL?

É ideal para eventos que acontecem no período da tarde, com poucos convidados, onde cada um pode se servir à vontade.

DECORAÇÃO

Embora existam diversas opções, a decoração em estilo rústico torna o ambiente mais familiar e acolhedor

Feijoada

A tradicional receita brasileira e que também é especialidade da Dena, além do cardápio principal, mais uma opção para você e seus convidados se deliciarem.

Churrasco

O churrasco também é uma opção para cardápio de buffet, para um casamento mais simples e despojado. Mas é possível fazer um churrasco com bom gosto e até um certo requinte. Para isso, é importante ficar atento aos detalhes, principalmente se o local e horário são adequados. O churrasco pode ser servido entre o final da manhã e o meio da tarde. É uma opção para casamento no campo, em sítio, chácara, em casa com espaço ao ar livre ou salão de festa grande e descoberto. O serviço pode ser Franco-Americano, disposto em ilhas espalhadas no local, ou os pratos podem ser servidos diretamente na mesa dos convidados, mas convém evitar o sistema de rodízio. O cardápio pode ser composto de uma boa variedade de petiscos como frios, pães, patês e pastas de diversos sabores, além de carnes tradicionais, saladas, guarnições básicas como arroz, farofa e vinagrete, além de frutas grelhadas. Para beber, sucos, cervejas, vinhos tintos e drinques tropicais como caipirinhas e coquetéis.